As 26 Qualidades de Um Devoto

770
As 26 Qualidades de Um Devoto

Quem busca a Verdade e não tem pena dos outros está no caminho certo. Os antigos ensinamentos dos Vedas não permitem prejuízos nem sectarismo…

Para avançar na pratica da Espiritualidade ou da Evolução da Consciência tem que se questionar sobre o seguinte: Qual é a perfeição da vida humana?

As Escrituras Védicas anunciam com plena autoridade, atato brama jijnasa, a vida humana é um presente para encontrar a Verdade, mas isso não é fácil, sempre há convites para deixar o sentido comum e o respeito aos outros, para favorecer a si mesmo a custa do sofrimento dos outros. Estamos todos nesta luta.

As seguintes qualidades ajudam a aperfeiçoar, e o quanto mais se cultivar melhor. Pessoas que tem essas qualidades devem ser sempre nossa inspiração.

  1.       Kripalu (Misericordia): Esta qualidade se baseia na capacidade que temos como seres humanos de sentir dor ao ver o sofrimento de outras pessoas e das demais entidades vivas; permite que se manifeste nosso desejo de ajudar os demais e a melhor ajuda que podemos dar é ensinar qual é a causa do sofrimento e anima-los para que se salvem da ignorância.
  2.        Akrita-Rodha (Não ser Briguento): Quem possui essa qualidade é um amante da paz e que quer chegar a todos os corações por que vê a todos como seus irmãos, mantidos pela mesma fonte.
  3.       Satyasara (Veracidade): É gozar da Verdade e saber que a superação de uma mentira é um passo a mais para chegar a Deus, fazendo nossa própria purificação.
  4.       Sama: (Ser igual a todos): O devoto se sente como servidor de todos, se refugia nos mais caídos, faz amizade com aqueles de seu nível e estende sua mão misericordiosa.
  5.       Nidosa (Sem falha): Ainda que um devoto cometa erros por acidente, ele é puro em seu proposito e devido a isso goza da proteção divina.
  6.       Vadanya(Magnanimidade): O devoto perdoa inclusive aquele que o ofende, e lhes revela o Amor Divino.
  7.       Mridu (Mansidão): O devoto mantém postura mesmo quando é rejeitado, é compassivo e submisso.
  8.       Suchi(Limpeza): O devoto mantém sua limpeza internamente cantando os Santos Nomes do Senhor e externamente quando é atento e correto em suas atividades.
  9.       Akinchana(Desapegado de posições materialistas): Ainda que tenha coisas a seu cargo o devoto as vê como propriedade de Deus e as utilizam em serviço de seu Senhor.
  10.   SarvoPakaraka(Executa atividades beneficentes aos demais): E não somente é um benquerente em teoria, é também um ativista que participa da luta por um  mundo melhor.
  11.   Santa(Ser Pacifico): Ele sabe que só na paz e na bondade alguém pode manter um critério imparcial e que unicamente assim se pode evitar os conflitos contínuos e desnecessários desse mundo.
  12.   Krisnaikasarana (Estar completamente refugiado em Krishna): Por esse desejo de proteção ele não pode fazer algo que afete outra entidade vivente, pois Deus é o benquerente incondicional de todos os seres vivente e nossa tarefa é aprender a nos tornar instrumentos de Seu Amor.
  13.   Akama (Sem apego material): Significa ser responsável por todos os nossos atos e com todas as coisas, se desapegar de tudo que for material quando é necessário por uma causa superior.
  14.   Aniha (Indiferença às aquisições materiais): O material é útil, mas obsessões nós faz idolatra-las.
  15.   Sthira (Ser Fixo): Para um materialista, assim como as vacas, o pasto do outro lado da cerca é sempre mais belo do que o seu próprio. O devoto se mantem firme e instável em seu proposito, ainda que haja obstáculos que ele presentei no caminho.
  16.   Vijitasadguna (Estar completamente livre de luxuria (Kama), ira (Krodha)e outras más qualidades): A luxuria nos faz cair em ira que esta na modalidade da ignorância, se um não luta contra ela não terá oportunidade de evolução.
  17.   MitaBhuk (Não comer mais que o necessário): Deve-se viver levemente, sem excessos e sem desperdiçar a energia de Deus.
  18.   Para Matta (Não ingerir intoxicantes): Nenhuma alegria se pode conseguir com pílulas, drogas ou álcool, com isso só se torna mais louco e com menos cérebro, nada disso se encontra em um aspirante da misericórdia e da perfeição.
  19.   Manada (Respeitoso): Um devoto sempre é cortês e amável, especialmente com os maiores e as almas avançadas, assim, todos se sentem bem em sua companhia.
  20.   Amani (Sem prestigio falso): Embora seja muito bem sucedido, dá todo credito a seu Mestre Espiritual e/ou a misericórdia de Deus, desta maneira se mantem muito humilde, fazendo sentir confortáveis as pessoas que não podem comparar-se com que ele esta fazendo.
  21.   Gambhira (Solenidade): Ele é sério, mas sempre aberto a tudo e a todos. Para entender e ajudar aos outros, sempre tem tempo disponível.
  22.   Karuna (Compaixão): Além de ser agradecido por tudo que recebe, o devoto sempre esta de coração aberto para os menos afortunados. Compreendendo as interações de ação e reação deste mundo, ele tenta levantar os caídos espiritualmente com instruções aplicáveis. Em seu coração tem lugar para todos.
  23.   Maitra (Amizade): Anima a todos, rejeita o elitismo e o espirito de castas que dividem a sociedade sem considerar a qualidade do individuo.
  24.   Kavi (Poético): Sozinhos ou em publico, sempre expressam seus sentimentos e suas orações como um testemunho poético, seu coração se alegra ao glorificar ao seu Senhor e Sua Misericórdia.
  25.   Daksa (Esperto): Quando ele faz algo se esforça para que seja o melhor possível e por ser muito responsável ele se sai muito bem.
  26.   Mauni (Silencioso): Quando não há temas transcendentais, o devoto é muito silencioso, sua vida é o amor eterno e outros temas não o atraem, muito menos falar sobre eles.

Estas são qualidades dignas de ter um aspirante, se as desenvolvermos esta vida se tornará auspiciosa. Para ter êxito em seu desenvolvimento as Sagradas Escrituras nos recomendam meditar no Maha Mantra Hare Krishna e canta-lo constantemente:

Hare Krishna Hare Krishna

Krishna Krishna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

Este mantra elimina todos os obstáculos de nossa mente e nos libera das dúvidas. Este mantra foi nos dado pelo próprio Deus especialmente para esta Era atual, a era de Kali Yuga começou á mais de 5000 anos e para o que ainda carece de 422.000 anos à mais para terminar. As principais características das pessoas desta era são: preguiça, hipocrisia e irreligiosidade. Esta era também é chamada de “a Era de Ferro” por que confrontos e guerras fazem sangrar os povos.

Não é fácil evoluir rumo à perfeição, mas não há nada pior do que não busca-la.

Nós criamos centros de Yoga para facilitar a boa Associação para aqueles visitantes que queiram buscar saída deste caos que nos rodeia.

Dou graças ao meu Mestre Espiritual Srila Prabhupada por ser uma alma que possui todas essas boas qualidades e por nos convidar para o mundo eterno do Senhor Supremo.

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 

26-cualidades-de-un-devoto

 

Compartir
Artículo anteriorSrila Prabhupada
Artículo siguienteReencarnação