Vaisnavismo e Cristianismo

1168
Vaisnavismo e Cristianismo

Muitas vezes as pessoas perguntam qual a justificativa da existência do Vaisnavismo neste mundo. Outras pessoas também perguntam qual a justificativa da existência do Cristianismo. Ao estudarmos as duas filosofias de maneira imparcial chegamos à conclusão que o Vaisnavismo possui metas e conceitos ontológicos similares e porque não dizer idênticos, aos conceitos do Cristianismo. A seguir vamos analisar ponto por ponto de maneira breve.

       A alma é eterna e pode aparecer neste mundo em diferentes momentos; A reencarnação é parte dos ensinamentos dos Vedas e também se encontra na bíblia: quando se refere a São João Batista, Cristo afirmou que apareceu anteriormente como Isaias (Malaquias 3.22-24 e Lucas 1.1-25;1.17).

Em relação com a meta, o Senhor Supremo e uma relação amorosa eterna com Ele, também ambos (Vaisnavismo e Cristianismo) coincidem.

Um dos temas mais debatidos é a alimentação. Sabe-se claramente que os Essênios (Os primeiros seguidores de Jesus Cristo) eram vegetarianos; O antigo testamento diz que aquele que mata um boi é igual àquele que mata um homem. O padre Canciani de Roma diz em seu livro “Jesus foi vegetariano” que através de uma pesquisa com base em antigos documentos do Vaticano, se comprova que os primeiros cristãos foram vegetarianos e foram perseguidos pelos pecuaristas romanos por pregarem o vegetarianismo.

Com razão o apóstolo São Paulo em sua carta 14 escreveu: Não tomem vinho e nem comam carne. Existem muitas evidências, muitos grupos cristãos que praticam o vegetarianismo, mesmo vendo que na religiosidade deste mundo existe a tendência a abandonar os princípios e se acomodar no processo espiritual.

       Na atualidade as pessoas já querem dormir mais, serem menos estritas; desta forma em muitas ocasiões os princípios religiosos tem declinada nas comunidades até que novamente aparece um novo profeta que desperta a apreciação pelo caminho mais puro e mais correto de acordo com a tradição original.

No Vaisnavismo se ensina que somos responsáveis por cada ação que realizamos e que a única coisa que existe acima da justiça e da lei é o perdão divino. Na Bíblia se diz o mesmo quando se afirma: “Olho por olho, dente por dente”, a lei de Talião, “como plantas, colherás”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, etc. Do mesmo modo se estabelece que o perdão de Deus ou o perdão de Jesus podem absolver uma pessoa dos erros cometidos no passado para que possa chegar a seu caminho, a perfeição espiritual.

       No Vaisnavismo se recomenda uma vida de simplicidade e de renuncia; o mesmo foi anunciado pelos cristãos originais ou aqueles seguidores que se destacaram por sua humildade, sua simplicidade e sua entrega.

       No Vaisnavismo se ensina que a alma pode ter uma relação pessoal e amorosa com Deus; e na Bíblia no Cântico dos cânticos se faz referência à relação entre Deus e seu devoto, como se Deus fosse o amante de sua alma.

       No Vaisnavismo se praticam as peregrinações e o canto dos Santos Nomes do Senhor, o Rei Davi disse: Da manhã até a noite devemos cantar os Santos Nomes do Senhor.

       No Vaisnavismo é proibido o maltrato aos animais e Jesus Cristo irado tirou do templo de seu pai aos mercadores de animais.

       Os Vaisnavas, da mesma maneira que os Cristãos, oferecem respeito de forma humilde a todos os buscadores da verdade.

       É uma grande lista de semelhanças entre as quais se encontra também o não autorizar e nem permitir em sua raiz um sectarismo que depois se desate na forma de agressividade a outros seres.

       O  Vaisnavismo é um caminho de tolerância, é um caminho de serviço aos demais, neste ponto também coincide com o Cristianismo; como disse Cristo a seus discípulos quando lhe perguntaram sobre quem ia lhes guiar depois de sua desaparição: “Aquele que queira liderar que se torne desde agora o servente de todos”. Igualmente no conceito Vaisnava todos devemos de nos tornar dasa anudasa, servente do servente do servente do Senhor Supremo. E se essas semelhanças ainda não são suficientes o bastante para se ter respeito e procurar mutuamente melhorar as condições do planeta Terra, então temos que nos aprofundar na meditação do nosso próprio caminho, porque unicamente isso vai nos iluminar e assim poderemos encontrar a solução.

 

“A busca da pureza, simplicidade, modéstia, humildade e a verdadeira atitude de serviço sem interesse egoísta, devem ser a base indiscutível para que desça a nós a revelação divina.”

(Srila Paramadvaiti Swami Maharaj)

“Sempre ocupados em cantar Seus Nomes e sua glória.”

(Bhagavad Gita 9.14)

“Como é dito em Atos 2.21 “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Abandona todas as variedades de religiões e simplesmente entrega-te a Mim. Eu te libertarei de todas as reações pecaminosas. Não tema.

Amigos:

De maneira virtual, por meio da rede mundial de internet, a Sabedoria Védica também oferece soluções e luz para todas as situações difíceis.

Aproveite plenamente esta grande fonte de ajuda, a Academia Vaisnava dispõe de muitos cursos para auxiliar vocês em suas vidas diárias.

O mais valioso da existência é a associação com pessoas espiritualmente avançadas que estão sempre dispostas a nos ajudar. Temos variados livros sobre conhecimento védico, yoga, arte e música. Também especialistas que podem curar tanto o corpo quanto a mente, e sobretudo a alma.

Você pode visitar a nossa página na internet e mandar suas perguntas ao nosso secretário. Eu lhe desejo muito sucesso nesta vida e ainda mais no encontro da sua luz espiritual, o Amor Universal.

Na realidade Deus tem infinitos nomes, pois Ele é o Todo Infinito. Não importa muito de que maneira uma criança chame seu pai, de alguma maneira o chamará. Não podemos condenar alguém que tem o nome diferente do nosso para se dirigir a Deus. O Pai não estará feliz ao ver os seus filhos brigando pela maneira de chamá-lo. O importante é que estamos coincidindo em algo fundamental, e isto é, que devemos amá-lo e servi-lo.

“Não ferir nossos companheiros, os animais, é nosso primeiro dever para com eles, temos a missão de servi-los, assim quando necessitem. Se alguém exclui qualquer criatura de Deus do refúgio da compaixão e da sensibilidade, atuará igual com seus companheiros humanos”.

(Francisco de Assis)

“A crença é só o meio, o fim é o Amor Divino, o amor puro por Deus.

Srila Guru Maharaj

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 

krishna-christ
Alguns textos podem conter erros de tradução. Para fazer sugestões pode escrever a contato@yogabazar.com.br

Compartir
Artículo anteriorJuventude Ameaçada
Artículo siguienteSiksastaka