Srila Prabhupada

1013
Srila Prabhupada

Coleção Sabedorias Védicas

Vida simples, pensamento elevado.

O Mestre da Bhakti yoga

“O excessivo apego as coisas materiais leva o ser humano a uma condição existencial de desconcerto.”

Sua Vida (1896-1977)

Um Santo consagrado por Deus.

Srila Prabhupada foi um Santo desta época, um Santo consagrado do Senhor, que tem as expectativas mais altas que possamos ter sobre uma pessoa consagrada por Deus. Ele foi o benquerente de toda a humanidade, um grande erudito e escritor.

Srila Prabhupada nasceu em Calcutá no ano de 1896; em sua juventude participou do movimento de Mahatma Gandhi e logo conheceu seu Mestre Espiritual: Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakur. Como homem casado apoiou a missão de seu Mestre Espiritual de muitas maneiras, entre elas a edição da revista em inglês BACK TO GODHEAD (De Volta ao Supremo). Logo em seu primeiro encontro com seu Mestre Espiritual, Srila Prabhupada foi enviado para levar ao mundo inteiro a mensagem do Amor Puro pela Suprema Personalidade de Deus. Essa mensagem tem o efeito de despertar em todos os seres que a escutam com devoção sincera as maravilhosas qualidades da renuncia, das coisas indesejáveis e …

Escreveu mais de oitenta livros, iluminando assim a todas as pessoas com sabedoria infinita. Suas mensagens sobre Karma (destino), reencarnação, vegetarianismo e sobre a beleza e bondade pura do caráter do ser humano tocaram os corações de milhares de pessoas, atuando e expandindo de forma rápida e variada por todo o planeta.

Srila Prabhupada foi um Mestre autor realizado que havia alcançado o mais elevado nível de Amor Puro por Deus. Ele desafiou a ciência ateia e a sociedade moderna e insensível, rejeitou os maus tratos com mulheres e indefesos, assim como o racismo e o abuso de ricos contra pobres.

Srila Prabhupada foi um reformador místico, seus ensinamentos não prejudicaram nada, pelo contrario, mostrou o horizonte de uma vida melhor. Livre de todo preconceito, ele aceitou mais de três mil discípulos de todas as raças e credos no mundo inteiro e lhes ensinou a Ciência do Bhakti Yoga, os iniciou na Cultura Brahminica (Brahmana, quem tem conhecimento divino). Assim os guiou para que se tornassem renunciantes e pediu para que se tornassem mestres espirituais competentes e qualificados para que continuassem seu trabalho.

Seus ensinamentos consistiam em concentrar e dedicar o corpo, a mente e as palavras exclusivamente em atividade transcendentais. A meditação que Srila Prabhupada ensinava era a de cantar e lembrar intensamente o Maha Mantra Hare Krishna:

Hare Krishna Hare Krishna

Krishna Krishna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

Srila Prabhupada viveu uma vida de total renuncia, sacrificando-se para o bem-estar de todos e levou uma vida tão exemplar e pura que dificilmente se encontrava em dualidade.

Ele inspirou através de seu próprio exemplo a forma de levar uma vida simples com pensamento elevado insistindo na necessidade de criar comunidades rurais autossuficientes, onde se viva com respeito a Mãe Terra e se pratique a vida campestre com consciência Espiritual.

Os templos e Ashrams (comunidades espirituais) construídos e inspirados por Srila Prabhupada são verdadeiros oásis espirituais onde se pode aprender a diferença entre a dedicação, a exploração e a indiferença.

Desta maneira Srila Prabhupada promoveu a educação espiritual tanto para crianças como para adultos através das Academias Vaishnavas e do Instituto Bhaktivedanta. Ele ensinou que os Vaishnavas devem ser ativos em todos os níveis de sociedade para mostrar ao mundo que esta grande sabedoria dos Vedas é perfeitamente aplicável em nossa vida atual, por isso, deveria ser estudada com muita atenção.

Srila Prabhupada também promoveu a Arte Consciente, sendo ele mesmo um cantante dos mais maravilhosos Bhajans (adoração através do canto), e o gênio inspirador das pinturas espirituais em muitas instalações artísticas de suas comunidades.

E mesmo que Srila Prabhupada tenha deixado este mundo na sagrada cidade de Vrindavan no ano de 1977, ele continua dando amor dia-após-dias, pois sua mensagem segue alimentando as mais diversas e surpreendentes áreas do pensamento humano, Sua contribuição é eterna, implacável e livre de preconceitos e motivações egoístas.

Estamos muito felizes e agradecidos de ter encontrado este grande Mestre e de poder utilizar este corpo humano em tentar servi-lo. Hoje em dia promovemos esta benção para que todos os demais possam ter também uma brilhante luz em sua vida e serem liberados da ignorância.

Não se esqueçam, aquele que serve uma alma com esta potencia espiritual, manifestara em sua vida a mística, ou seja, que por determinação em servir ao Mestre com devoção poderá cruzar montanhas, sendo cego poderá ver a luz transcendental, ou sendo mudo poderá se tornar um grande orador da verdade.

“Com humanidade conquistaremos o mundo”

“A missão de um Guru(Guia e Mestre espiritual) consiste em trazer seus discípulos da escuridão para a luz”

 

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 

srila-prabhupada