Swami B.A. Paramadvaiti

1110
Nosso Mestre Espiritual: Swami B.A. Paramadvaiti

Srila B. A. Paramadvaiti Swami nasceu em uma família de educadores em 12 de outubro de 1953 em Osterkappeln, Alemanha. Guru Maharaj, nomeado para os seus discípulos, é um escritor, poeta, jornalista, orador público, educador, filósofo e arquiteto de templos. Discípulo de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Guru Maharaj é um sannyasi Vaisnava devoto do Senhor Krishna na ordem renunciada. Professor espiritual Acharya (que ensina por seu exemplo), fundador de sua própria missão espiritual, tem milhares de seguidores em mais de 20 países ao redor do mundo.

Desde cedo Guru Maharaj manifestou indignação com as injustiças do homem com o homem, ligando-se, assim, com a idade de 12, com a juventude socialista; e, ao mesmo tempo, sentia uma atração pela Índia e pela a vida monástica. Aos 14 anos, ele começou seu estudo dos Vedas, como decepcionado com a superficialidade dos movimentos políticos, descobriu a clareza sobre o misticismo oriental. Desde tenra idade que ele conheceu seu mestre espiritual foi inspirado pelos mantras védicos, especialmente o maha mantra Hare Krishna, o que o motivou a se concentrar mais na busca transcendental.

Logo suas orações e meditações foram ouvidas e recebeu a oportunidade de se conectar com seu mestre espiritual eterno, Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. A partir desse momento começou uma nova etapa em sua vida, dedicando-se a um estudo aprofundado dos ensinamentos de seu Mestre e prática de Bhakti Yoga (yoga da devoção).

Em Paris, em 1972, foi iniciado por Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, com o nome de Alanath das Brahmachary. A partir daí, sua vida tem sido muito ativa, ajudando seu Mestre a distribuir  a mensagem  de Sri Chaitanya Mahaprabhu  tanto na Europa como na América. Aos 24 anos, ele recebeu a santa ordem de Sannyasa (ordem de vida renunciada) e recebeu o nome: Swami Bhakti Aloka Paramadvaiti.

No serviço de seu guru (mestre espiritual), abriu centros de pregação na Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Costa Rica e Panamá, entre outros. Ele supervisionou a publicação dos livros de de seu mestre em muitas línguas e hoje viaja continuamente o mundo espalhando a mensagem transcendental dos Vedas.

Após a partida de seu mestre espiritual, Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, seguiu a recomendação de seu Guru para prosseguir os seus estudos na Índia com Srila BR Sridhar Maharaj, um irmão espiritual íntimo de seu Guru.

Profundamente inspirado por seus mestres, Guru Maharaj voltou para o Ocidente e começou a aceitar discípulos baseado na  Sucessão Discipular . Ele é o primeiro ocidental professor espiritual em estabelecer embaixadas espirituais em Vrindavan (Índia); para ligar mais estreitamente à sua família espiritual  e osashrams ocidentais com os vaishnavas da Índia e santo Dham (local de peregrinação) de Krishna. Guru Maharaj é o décimo segundo Acharya na linha de sucessão discipular de Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Avatar (Deus descendo à terra) Dourado que apareceu mais de 500 anos atrás na Índia.

Srila BAParamadvaiti Swami é o fundador do Instituto de Estudos védicos ISEV na America Latina, e também do Instituto VRINDA (Instituto Vrindavan para Cultura e Estudos Vaishnavas) na Índia, com centros em todo o mundo.

Ele é o co-fundador da moderna WVA (Associação Mundial Vaishnava) na Índia. Esta associação trata de unir os Vaishnavas do mundo todo e foi iniciada pelo expoente máximo da escola filosófica Vaisnava: Srila Jiva Goswami, há 450 anos.

Guru Maharaj é fundador do ashrams Vishnupriya, centros para a proteção das mulheres, onde oferece abrigo espiritual às mulheres que decidiram viver uma vida dedicada a Deus. Esses programas espirituais se espalharam por todo o mundo e são orientados para servir de abrigo às mulheres vítimas de abuso e desprotegidos pela atual sociedade de exploração.

Guru Maharaj é também o fundador da Academia Vaisnava; uma instituição de ensino, dedicada ao desenvolvimento de programas culturais da mais alta ordem e difundir a cultura védica academicamente em todo lugar do planeta. Guru Maharaj fundou também a Casa da Sabedoria, que busca a harmonia entre as pessoas e a natureza e trabalha para garantir o respeito pela vida de todos os seres vivos.

Guru Maharaj também criou comunidades ecológicas entre os quais se destaca o “Eco Truly Park”, localizado no distrito de Chancay, um lugar privilegiado perto de Lima. Este belo lugar é o lar de uma comunidade ecológica, com construções de barro, únicos no mundo, que se tornaram um local turístico para a América Latina. (Para mais informações visite:www.ecotrulypark.org ou www.vrinda.org entre em contato conosco se você quiser apoiar o desenvolvimento de projetos semelhantes).

Guru Maharaj é o fundador da Escola de Yoga Inbound (www.yogainbound.org) que oferece passeios maravilhosos em que os participantes podem visitar os locais sagrados na Índia, e as nossas fazendas orgânicas na América Latina e Europa, participando de uma experiência espiritual inesquecível.

Guru Maharaj é o fundador da Sociedade Vegetariana e mantém sites de sucesso que têm uma variedade de informações conscientes, entre eles estão: elarmonista.com, lotorojo.net, damodara.de e consciousart.de. Este último corresponde à escola Harmonia de Arte Consciente, uma associação internacional de pessoas que se identificam com a arte que transcende a exploração e a indiferença prevalente no mundo materialista, e compartilham suas descobertas. Também organiza atividades culturais, artísticas e educativas que promovem valores superiores.

Nosso Guru Maharaj escreveu e editou vários livros, muitos dos quais foram traduzidos em várias línguas. Entre os livros que publicou são: “Os segredos de um Iogue”, “Índia Misteriosa”, “O Cancioneiro Vaishnava”, “A Ciência Confidencial do Bhakti Yoga” e “O Coração de Krishna”, entre outros. Entre seus escritos temos: “O Primeiro Mestre Espiritual da Colômbia”, “O Bhagavad Gita (A ciência Supremo)”, “Mulher liberada”, “Etiqueta Vaishnava”, “Manual de Casado”, “O Jogo da Auto Realização” “Pracharamrita, o Néctar da Pregação”, “Iniciação, o Segundo Nascimento”, “A Busca pela Pureza”, “Manual para diretores de comunidades espirituais ” “Nossa Família o Gaudiya Math”, etc. (vários já traduzidos ao português.)

Guru Maharaj também publicou o “Curso de yoga por correspondência” e outros livros resumidos da antiga prática da  Literatura Védica. Seus escritos estão em alemão, espanhol, português, inglês, húngaro, hindu e bengali. Ele também é o autor da coleção da Sabedoria Védica, uma série de livretos que espalham o conhecimento espiritual e analisam os diferentes problemas do mundo moderno, à luz deste antigo conhecimento védico.

Guru Maharaj fundou a SEVA, Serviço Editorial dos Vaishnava Acharyas, na Colômbia, uma editora para a publicação de literatura transcendental. Hoje, com escritórios em Quito, Lima, Santiago de Chile, Buenos Aires, São Paulo, Berlim, Guatemala, Costa Rica, México e outros.

Guru Maharaj está constantemente viajando para todos os centros de pregação da América e Europa, que totalizam mais de 100 atualmente, palestrando diariamente em várias línguas como o Alemão, Espanhol, Inglês e Português. Em seu serviço como um peregrino, palestrante  e autor circula pelo  planeta três vezes por ano para visitar seus discípulos e levar vários projetos. Ele dirigiu pessoalmente muitos programas de apoio social em cada um dos países que visita, principalmente na América Latina; também aumenta a impressão de literatura transcendental e estabelece Oasis espirituais para a iluminação, o estudo e a prática de Bhakti Yoga. Nesses centros, Guru Maharaj treina novos brahmanas (pessoas com conhecimento sagrado); líderes espirituais da ordem mística para proteger a pureza do mundo.

Em suas próprias palavras Guru Maharaj explicou: “Eu servi o meu mestre espiritual Srila Prabhupada na ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), de 1971 até sua partida do mundo, em 1977. Então eu tive uma inspiração no meu coração do meu sannyas Guru, Srila Sridhar Maharaj, e aprendi a importância da União na Diversidade. Eu comecei a minha missão na base deste princípio amoroso: ‘Inspiração’, ao invés da imposição institucional. Este espírito também foi o único que me levou a aceitar discípulos para continuar a serviço de meus Mestres”.

A Missão VRINDA de nosso Guru Maharaj cresce rapidamente. Muitos irmãos espirituais são inspirados por seu trabalho e apoio e alguns se uniram também, como, por exemplo, Srila Atulananda Acharya, um dos primeiros discípulos de Srila Prabhupada na América do Sul e  agora mestre espiritual da Missão VRINDA.

Tendo uma forma muito especial em seu ser para apresentar os ensinamentos védicos, nosso Guru Maharaj ganhou o carinho de muitas pessoas, incluindo líderes da Índia e personalidades importantes da política, arte e religião de vários países.

Sua obra ainda como monge pregador continua a se expandir, abrindo novos centros de pregação e desenvolvendo intensamente o seu serviço à humanidade.

Máximas:

“Para entender o conhecimento transcendental, devemos nos aproximar de uma alma auto-realizada.”

“A chave para o sucesso na vida espiritual é a firme devoção pelo mestre espiritual e Deus.”

-Ciência Confidencial do Bhakti Yoga-

Fuente: Colección Sabiduría Védica Autor: Swami B.A. Paramadvaiti
paramadvaiti-swami