Como e por que oferecer seu alimento
Este tema é de fundamental importância para toda a humanidade. Oferecer é agradecer, é reconhecer a origem de toda energia; a primeira coisa é entender que somos mantidos pela natureza e ela possui uma grande quantidade de mecanismos para controlar e dirigir todo o mundo.
Nós, filhos da natureza, somos almas espirituais e temos um corpo material que foi fornecido por tempo limitado. Corpo e alma se mantém juntos porque existe água e alimentos que fornecem as condições para isso.
Por outro lado é muito importante ver como nossa atitude é influenciada pelo que comemos, pelo que escutamos e pelo que observamos.
Quando se oferece a comida pronunciando os mantras (orações sagradas) respectivos e agradecer ao Senhor por nos manter, se cria uma bonita atmosfera que cura nossa existência.
O professor japonês Maseru Emoto realizou um experimento tirando foto dos cristais de água expostos ao som de palavras como amor, bondade e perdão, e de cristais de água expostos ao som de palavras como ódio, terror e crueldade. As fotos destes cristais congelados são surpreendentes.
Os cristais com as palavras ásperas e ofensivas pareciam monstros, enquanto os de palavras agradáveis pareciam diamantes preciosos. Isso cobra relevância para nós quando relembramos que o corpo é formado 90% de água. E cada uma de nossas células tem toda a informação de nossa composição.
O que pronunciamos e as atitudes que tomamos ao oferecer os alimentos carregam informações que se impregnam em cada átomo e que, desde logo, refletem em nosso desenvolvimento.
Oferecer nossa comida e agradecer antes de comer é uma tradição milenar, no yoga essa prática se torna parte da rotina diária, também nos enche de alegria, aumenta a qualidade de consciência na cozinha e permite à família ter diariamente sagrados momentos de associação entre eles quando comem a comida oferecida.
A comida oferecida é livre de Karma (reação), ou seja, alimentos preparados livres de repercussão negativa, grosseira e sutil.
O Senhor Krishna (Deus) diz no Bhagavad Gita: «O que quer que você faça, o que quer que você coma, tudo isso deve ser feito como uma oferenda a Mim”.
O processo de oferecer é muito simples, não custa nada, contudo só funciona quando se faz de coração. Carne, peixe, frango, etc., e ovos não podem ser oferecidos, assim como tampouco bebidas alcoólicas.
www.peninsularadiology.com/backup/
A comida oferecida é comida transcendental e nos livra de influências reativas da natureza material. Iluminação e alegria invadem um lar onde se observa essa prática.
O processo de oferecer é muito simples, não custa nada, contudo só funciona quando se faz de coração:
Escolha um lugar limpo e calmo em sua casa e coloque aí um altar. No processo de Bhakti yoga um altar contém um quadro, foto ou deidade do Senhor do nosso coração, e um degrau abaixo uma foto do mestre espiritual. Se você não tem mestre espiritual ainda, pode ser uma foto de Srila Prabhupada, que foi quem trouxe a ciência de Bhakti yoga ao ocidente. Também deve haver algumas flores e incenso que acompanham a oferenda.
Na cozinha não se deve experimentar a comida antes de oferecê-la e tudo deve ser limpo seguindo as receitas. Ao terminar de cozinhar coloque todas as preparações em um prato bonito e especial para servir ao Senhor Supremo, se tiver possibilidade, em cada preparação deve colocar uma folhinha da planta sagrada Tulasi, leve o prato ao altar e fecha a cortina do altar. Acompanhado pelo som do sino pronuncia as seguintes palavras:
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
Ó meu Senhor deixe-me ser um instrumento de Seu amor. Por favor meu Senhor, aceite essa oferenda que preparei para Ti por Tua misericórdia.»
(Repita esse mantra três vezes).
Pessoas iniciadas no Yoga recitam os seguintes mantras para fazer a oferenda completa:
om ajñana timirandhasya
jñanañjana salakaya
chaksur unmilitam yena tamai
sri gurave namah
Nasci na mais escura ignorância e meu mestre espiritual abriu meus olhos com a tocha do conhecimento. A ele ofereço minhas mais humildes e respeitosas reverências.
namo maha vandayaya
krsna prema pradayate
krsnaya krsna cheitanya
namne goura tvise namah
Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Supremo Sri Krishna Cheitanya, que é mais magnânimo do que qualquer outro avatar, inclusive mais que o próprio Senhor Krishna, porque esta dando livremente o que ninguém nunca deu, amor puro por Krishna.
namo brahmanya devaya
go brahmana hitaya cha
yagad hitaya krsnaya
govindaya namo namah
Ofereço minhas mais respeitosas reverências a Ti meu Senhor Govinda. Tu és o protetor das vacas e o benquerente dos Brahmanas, assim como de toda a humanidade.»
A oferenda da comida é uma oferenda de nossa consciência, depois de pronunciar os mantras esperamos de 5 a 10 minutos, durante os quais você pode meditar, ou cantar uma canção para o Senhor, depois se aplaude 3 vezes e se abre a cortina do altar. Retire os pratos e os copos e transfira para outros pratos, ou o devolva para a panela onde foi cozinhado. Agora toda essa comida se tornou Maha Prasadam, alimento oferecido a Deus.
Na cultura védica se recomendava que antes de comer, a pessoa deveria ir até a porta de casa e chamar pela graça de Deus: «A comida está posta na mesa, se alguém tem fome que venha por favor» , logo, se alguém aparece deve ser convidado a comer.
Antes da comida todos devem pronunciar uma oração para agradecer a misericórdia de Deus por nos dar o sustento para nossa existência:
«Este corpo de ignorância nos enreda aos sentidos e ao oceano sensorial nos lança. A língua ali é um perigo, por insaciável e obstinada custa muito conquistá-la, mas o muito bondoso Senhor Krishna nos ajuda a controlá-la dando-nos Seu próprio alimento. Este rico alimento prova e Radha-Krishna celebra e com muito amor exclama: Jay Chaitanya Nityananda!»
Por seguir este costume diariamente e só comer comida santificada pode-se experimentar mudanças maravilhosas na vida. Teste por favor, seus amigos e familiares se beneficiarão. Distribuir comida oferecida é considerado um benefício generoso que traz fortuna a seu desenvolvimento interno.
Desperdiçar comida, consumir comida que não faz bem à saúde ou encher-se de agressão ao comer carne, frango ou peixe são a grande causa de que hoje não se encontre paz em lugar nenhum.
Que Deus o acompanhe na forma de sua misericordiosa comida (prasadam) pelo resto de sua vida.
No templo mais perto de sua casa pode adquirir sinos e fotos para o altar ou pode baixar na internet no site da Sabedoria Védica:
www.sabedoriavedica.org
«O que quer que você faça, o que quer que você coma, tudo isso deve ser feito como uma oferenda a Mim”.
-Bhagavad-gita (9, 27)-
Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti