Meditação no Maha Mantra

3505
Meditação no Maha Mantra

Cante e seja Feliz

Libere sua Mente

A palavra mantra provem do vocabulário sânscrito: Man, que significa mente e Tra, que significa liberação. Em outras palavras um mantra é uma vibração sonora que ajuda a liberar nossa mente das influencias e ansiedades causadas devido à influencia do mundo material. O mantra é um meio de fixar a mente, acalma-la e enviar ondas de paz e harmonia.

Os mantras são geralmente extraídos de textos sagrados como os Vedas, os Upanishads e os Puranas. Todos os mantras e todos os processos para a auto realização estão condensados no Maha Mantra Hare Krishna. Além disso, o Senhor Caitanya estabeleceu este mantra como canto dos Santos Nomes do Senhor, o processo de auto realização recomendado para esta Era.

A vibração transcendental que se estabelece mediante ao canto do Maha Mantra Hare Krishna é um método simples para reviver nossa consciência original. Este canto é um chamado ao Senhor e a Sua Energia Espiritual para que lhe envie proteção à alma condicionada.

A palavra HARE é a forma de dirigir-se a energia espiritual do Senhor e as palavras KRISHNA e RAMA são formas de dirigir-se ao próprio Senhor, o nome de Krishna significa “O Todo Atrativo” e Rama significa “O Prazer Supremo”.

Portanto o Maha Mantra significa:

“Óh! Meu Senhor todo atrativo, fonte de todo prazer,

Óh! “Energia Espiritual do Senhor; por favor, ocupa-me em teu serviço devocional”.

Podem-se cantar os Santos nomes do Senhor, o Maha Mantra Hare Krishna de varias maneiras: individualmente, em silencio, em murmúrio ou em voz alta, coletivo ou canto congressional que pode ser acompanhado às vezes com instrumentos musicais. Quando é uma meditação pessoal recomenda-se cantar o Maha Mantra Hare Krishna em um rosário de 108 contas chamado JAPA (se pronuncia YAPA) especialmente para esse proposito. Em cada conta se repete por completo o Maha Mantra Hare Krishna.

O Maha Mantra deve ser pronunciado muito cuidadosamente e tal como se escreve. Deve-se repetir o mantra uma e outra vez deixe que sua mente se banhe em uma vibração purificadora que emana do Maha Mantra.

Repetir esse Maha Mantra tem também outra vantagem, você pode cantar em qualquer lugar a qualquer hora do dia, viajando em um ônibus, dentro de um avião. O Senhor Caitanya nos entregou o Maha Mantra recomendando-o para as almas caídas no geral, independentes qualificados ou não. A única condição para canta-lo é ter fé!

Quando disponíveis apenas 5 minutos ou quando estiver triste ou aborrecido por algo ou alguém comece a repetir o mantra em voz alta ou mentalmente se necessário e de imediato você estará longe do ruído material e seus pensamentos estarão mais claros. Cantar os Santos Nomes do Senhor não só é um ato de fé e de esperança, mas também um ato cientifico de conectar-se e de vincular-se automaticamente com a substancia Absoluta. E por esse contato e não unicamente por questão de fé que um se purifica.

Quando há o contato entre duas substancias, a substancia superior sempre tem influencias sobre a substancia inferior e por esse contato a substancia inferior assimila e assume as características da substancia Superior. Isto é, ao cantar os Santos Nomes do Senhor assimilamos por meio de contato sonoro as qualidades espirituais da Verdade Absoluta e puras. Dito em outras palavras, cantar os Santos Nomes de Deus significa associar-se diretamente com Ele.

Quando alguém se associa com Deus adquire qualidades divinas e ao estar completamente purificado se torna um associado ao Senhor Supremo.

O cantar do Maha Mantra Hare Krishna nos dá principalmente os seguintes efeitos:

  1.       Limpa o coração
  2.       Apaga o fogo da existência material, transformando a consciência material em consciência espiritual.
  3.       Permite-nos saborear o gosto mais elevado a cada passo, e finamente;
  4.       Concede PREMA: Amor puro por Deus.

Como somos almas viventes da natureza espiritual em principio somos entidades conscientes de Deus, mas devido a nossa relação com a natureza material destes tempos imemoriais nossa consciência se encontra agora adulterada pela atmosfera sensual. A atmosfera material na qual estamos atuando é chamada de MAYA ou ilusão, Maya significa “aquilo que não é”. E em que consiste essa ilusão que todos estão querendo ser mestres deste mundo? Quando na realidade estamos presos em suas leis severas.

Se um funcionário tenta artificialmente imitar seu mestre todo poderoso isso é chamado de ilusão. Estamos tentando explorar os recursos da natureza material, mas na realidade ficamos cada vez mais enrolados em sua complexidade. Assim, embora nos dediquemos a uma difícil luta para conquistar a natureza nos tornamos cada vez mais dependentes dela.

Essa luta ilusória tentando explorar a natureza material pode ser detida de imediato se revivermos nossa consciência eterna de Krishna.

Cantar Hare Krishna é o processo transcendental para restaurar essa consciência original pura. Mediante ao canto desta vibração libertadora podemos limpar os receios e duvidas de nossos corações.

Este canto do mantra Hare Krishna é uma vibração sonora que emana do plano espiritual e assim supera todos os estados inferiores de consciência, ou seja, o sensual, o material e o intelectual. Por conseguinte, não é necessário compreender a linguagem do Maha Mantra, não exige qualquer especulação mental ou qualquer ajuste intelectual para cantar esse Maha Mantra.

Todo o espiritual esta incluído, pois, se trata do plano transcendental e por isso qualquer um pode participar do canto sem necessidade de nenhuma qualificação prévia.

A repetição continua do Maha Mantra é uma pratica comum ou exercício com inúmeras estruturas espirituais: O sentimento em comum que se compartilha caracteriza os cantos em coro, eleva o nível de consciência dos participantes e estimula a formação de profundos laços  espirituais na congregação. Tanto os indivíduos quanto os grupos se beneficiam do ato de cantar, pois, eleva a mente a um nível de devoção que nos prepara para a meditação.

Cantar alguns momentos antes de recitar o Maha Mantra em atividade meditativa é um  método simples e eficaz de canalizar o excesso de energia  negativa na direção certa, pois todas as canções são expansões do Maha Mantra.

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis para iniciar seus exercícios de canto, mas logo encontram diversos meios e atitudes, se veem maravilhosamente transformados por essa experiência é algo que requer muito pouco esforço e dá muito animo.

Não é preciso ser um grande cantor ou habilidoso na pratica de meditação para experimentar o calor e  amor que se derivam de cantar essas frases com sincera devoção.

“Seu coração neste mundo anda desamparado, necessita aproximar-se de Deus. Assim todos os seus problemas terminaram ao gozar da vida espiritual ”

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 

hare'krishna

 

Compartir
Artículo anteriorOs Poderes Místicos
Artículo siguienteOnde há refugio