Não somos este corpo

1540
Não somos este corpo.

O corpo é o conjunto de órgãos, ossos, fluídos e pele e dentro dele se encontra você, a Alma.

O corpo não é sua verdadeira identidade. Leve em conta que agora pode se conseguir substituições para quase todas as partes do corpo humano, incluindo o coração, então, o que faz você pensar que é o corpo, ou os tecidos do cérebro ou qualquer outra parte do corpo? O que é que realmente somos?

Devemos concluir e aceitar que além do corpo existe a consciência ou Jiva, que é a alma eterna que é parte ou porção do nosso Pai Eterno. Essa consciência individual é nosso tesouro e é nossa conexão com Ele, pois só através da consciência podemos nos comunicar com Ele.

Você é ocupante desse corpo de carne e ossos cobertos com pele que se conecta com o exterior através de vários orifícios, dois para ver, dois para escutar, dois mais para respirar, um multiuso para falar e comer, também um multiuso que o genital e outro para eliminar dejetos. Por isso este corpo também é chamado de cidade das nove portas, pois sem elas não teríamos comunicação com o exterior. Nós, as almas espirituais que damos vida a estes corpos, somos eternas e através destes orifícios podemos aprender como sair deste mundo material, deste condicionamento.

O Corpo e a alma não estão sempre juntos, a prova é que cedo ou tarde temos que sair deste corpo, ninguém pode ficar pra sempre dentro dele.

“Tal como uma pessoa põe roupas novas quando deixa as velhas, do mesmo jeito a alma aceita novos corpos materiais quando deixa os velhos e inúteis.”

-Bhagavad Gita 2.22-

Precisamos aproveitar esse conhecimento para compreender que nosso corpo não é nosso próprio eu; e para entender melhor precisamos de um mestre espiritual e das sagradas escrituras, pois só através deles podemos descobrir nossa identidade espiritual que está além do corpo material grosseiro, feito de carne e ossos, e do corpo material sutil composto de mente, inteligência e ego falso (muitas vezes confundido com nossa verdadeira identidade).

Quando uma pessoa morre a alma viaja através da consciência levando consigo toda a informação guardada, todas as lembranças e o karma (reações) que gerou, por tal razão ficam as lembranças de vidas passadas, por exemplo, algumas paisagens que estão em nossa subconsciência vêm de nossa vida passada.

Assim, para avançar espiritualmente temos que compreender que somos almas dependentes de Deus, que por natureza somos amantes da Verdade. Todo desvio deste caminho jamais pode ser de nosso interesse, estamos endividados com a Verdade, somos por natureza, adoradores da Verdade; e essa é a forma correta de viver.

Depois de descobrir nossa identidade eterna, necessitaremos por em prática todos estes ensinamentos para que quando chegue o momento de abandonar o corpo, quando chegue o momento da morte, possamos aceitar com maturidade espiritual. Isso é: Dispostos a aceitar a vontade divina, dispostos a entregar o corpo e assim recuperar em nossa existência a relação eterna que temos com Deus; serví-lo e servir todas as pessoas que nos rodeiam. Isso é a única coisa que realmente vale a pena.

“A vida é muito curta para fazer coisas estúpidas. Trate de ser inteligente sempre, entregue o melhor de si mesmo com amor.”

– Srila B.A. Paramadvaiti-

Ao crescer, a criança se torna adolescente, o adolescente se torna jovem, o jovem se torna adulto e o adulto se torna idoso. Durante esse tempo todo, mesmo que seu corpo de criança esteja se transformando em idoso, ele sente que é a mesma pessoa, com a mesma identidade. Observe, o corpo está mudando, mas quem ocupa o corpo, a alma, é a mesma. Então, por lógica, deveríamos concluir que quando nosso corpo atual morrer, vamos receber outro. Isso tudo é chamado transmigração da alma.

Tenha paciência e perseverança na sua tentativa de servir.

No momento da morte a alma passa para outro corpo material junto com suas identificações mentais e intelectuais. O individuo adquire diferentes tipos de corpos, mas a alma é a mesma.

 

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 

no-somos-este-cuerpo
Alguns textos podem conter erros de tradução. Para fazer sugestões pode escrever a contato@yogabazar.com.br