Ocultismo
A vida tem muitos caminhos, também existem diferentes tipos de esforços físicos e mentais, e diferentes formas de adorações e invocações. A cosmologia védica nos fornece o grande apoio e nos dá uma detalhada descrição dos diferentes destinos e níveis de consciência que cada um pode alcançar neste mundo.
O homem propõe e Deus dispõe, assim cada ação traz consigo sua reação. Um dos maiores problemas dos homens superficiais é confundir o ocultismo com a transcendência.
O ocultismo trata de mexer em áreas da existência que são sutis, – geralmente invisíveis para nossos olhos- mas o invisível não tem nada a ver com o transcendental e espiritual.
A cosmologia védica divide a existência de cada ser em dois: existência física , que compõe o corpo feito de terra, água, fogo, ar e éter, e a outra metade é a existência sutil que se compõe pela mente, a inteligência e o falso ego.
Deus, a Suprema Personalidade e todas as almas auto-realizadas, são seres individuais que têm uma relação individual amorosa com o infinito Senhor do amor. Aos seres que estão aqui neste mundo, são oferecidas muitas ações antes de escolher a opção de nos render à vontade do Senhor Supremo. Este tema é amplamente abordado nos livros védicos que explicam a ciência espiritual e nos guiam para avançar no serviço amoroso para o Criador e mantenedor das entidades vivas, conhecido por muitos nomes: Jesus, Alá, Krishna, Buda, e outros.
Os diferentes níveis de desejos materiais podem nos levar a muitos nascimentos. Os desejos grosseiros nos levam a nascer em próximas vidas em corpos que não permitem nosso avanço espiritual. É muito importante que você compreenda primeiro que todos nós somos eternos, porque a alma é eterna, e que os corpos materiais são roupas temporárias de nossa alma eterna.
A morte do corpo é quando a alma sai definitivamente dele.
Isso se chama corpo morto e apodrece em apenas um instante, caso que não ocorre quando a alma está presente.
Se alguém faz fisiculturismo vai ter músculos muito fortes, se alguém estuda uma temática todos os dias, sem dúvida se tornará erudito, e se alguém deseja conhecer mais dos aspectos sutis da vida, deverá estudar muitos anos, por exemplo:
1) Pode tentar analisar os mecanismos mentais, como hipnoses, telepatia, influencia da subconsciência, regressão hipnótica com o corpo todo e a força mental, etc.
2) Pode tentar fazer viagens astrais, algo similar com um sonho, mas induzido pela própria vontade, de turista em níveis astrais.
3) Pode entrar em contato através de um médium com pessoas desencarnadas, antepassados e espíritos que se aproximam das pessoas com ofertas de magia branca e negra.
4) Pode entrar em contato com seres superiores chamados pelos Vedas de Devas que são seres sutis, e que têm a capacidade de dar bênçãos materiais a aqueles que os adoram, mas eles não podem dar perfeição a vida.
Vamos citar dois versos relevantes de uma muito importante escritura sagrada chamada Bhagavad Gita, para deixar bem claro o que se explica aqui:
Deus disse para Arjuna (cap. 9, verso 25):
“Aqueles que adoram os semideuses nascerão entre os semideuses, aqueles que adoram os antepassados, nascerão entre os antepassados, aqueles que adoram os fantasmas e espíritos, nascerão entre estes seres, e aqueles que Me adoram, virão coMigo.”
Quem fala aqui é Deus, a Suprema Autoridade, e também disse:
“Se alguém me oferecer com amor e devoção uma flor, uma fruta ou água, eu aceitarei.”
Todos os descobrimentos e experiências que alguém pode ter no nível material, são temporários e só levam ao sofrimento e arrependimento.
Deus diz que apenas os menos inteligentes adoram os semideuses para obter benefícios materiais. Quem se envolve com fantasmas simplesmente se torna um fantasma, e os semideuses também têm a tendência de cair em consciência inferior depois de estarem muitos anos em áreas celestiais.
Esse assunto é como se observássemos um mapa universal. Há muitos caminhos, e com livre arbítrio a gente pode escolher que destino caminhar. As escrituras védicas não excluem nenhuma área nem ocultam a existência do que se pode obter. Enquanto que o ocultismo oculta a realidade transcendental do amor.
Assim como os olhos de um materialista ficam cegos pela luxúria e pela cobiça de obter coisas materiais, não podem perceber coisas sutis que sejam mais importantes. Em forma similar, aqueles que são perturbados por seus descobrimentos no mundo sutil cegam sua atenção para a realidade transcendental e para os convites que o Senhor Supremo manda através de seus devotos sagrados.
Por tanto, Ele mesmo desce até este plano terreno em suas diferentes encarnações, para restaurar a religiosidade.
De qualquer forma, nós temos a liberdade de escolher o nosso destino. Quem não quer servir o Senhor Supremo, e quem não cuida da Mãe Natureza, acaba por servir os outros, que de certa maneira encontram-se mais apegados a resultados materiais.
O ser está naturalmente ansioso para amar e ser amado, está ansioso para entregar e receber.
Se quiser se aproximar de Deus, chegue com seu coração em mãos para entregá-lo completamente. O preço da suprema perfeição é a completa rendição. Um homem é conhecido pela sua meta. Coloque Deus como meta em sua vida e verá que a paz, o conhecimento, e a bem-aventurança chegarão em sua vida sem esforço adicional. A evidencia disso se encontra em sua prática.
Se não há risco, não há ganho. Se arrisque para a meta suprema, não para conseguir uma conta bancária ou uma “Julieta.”
Por isso, meu querido leitor, em estas poucas palavras eu exponho o que tenho aprendido do meu mestre espiritual, no desenvolvimento de minha vida espiritual. Deus diz na escritura sagrada chamada Bhagavad Gita: “Eu posso ser compreendido tal como Sou, como a Suprema Personalidade de Deus, unicamente por meio do serviço devocional, e quando alguém tem plena consciência de Mim mediante essa devoção pode entrar no reino de Deus”.
A melhor forma como alguém pode se aproximar da devoção é cantando os Santos Nomes do Senhor:
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
“Ó Meu Senhor, deixai-me ser um instrumento de Teu amor.”
Busque a companhia de outros que servem Deus com profunda sinceridade, então o resto virá naturalmente.
“Todos os descobrimentos e experiências que alguém pode ter no nível material, são temporários e só levam ao sofrimento e arrependimento.”
Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B. A. Paramadvaiti
